Imagina um misto-quente. O presunto e o queijo são cobertos por duas camadas de pães. Esses pães não só valorizam o produto, como protegem o recheio. Essa é a ideia de um vidro blindado. Conhecido também como blindagem transparente.

O número de camadas, sua espessura e a composição dos materiais variam conforme o calibre, tipo de projétil e velocidade que devem suportar. O PU e o plástico servem tanto para colar um vidro no outro quanto para amortecer o impacto da bala e impedir que o vidro se estilhace.

Se você já quebrou um copo ou um prato enquanto lavava a louça, sabe muito bem a dor que causa só de pisar num pequeno caco de vidro no chão. Agora pensa com a gente: se um caco pequeno já machuca, imagina um para-brisa estilhaçado.

Depois de pronto, o produto vai para o teste: é literalmente metralhado. “Se passar nessa prova, a receita está aprovada para aquele calibre específico”, afirma Alexandre Luiz Bonato.

Bonato é coordenador do Comitê de Vidros Planos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entidade que estipula normas para atividades industriais e de serviços no Brasil. 

Com o crescimento da violência urbana no país, o uso de vidros blindados aumentou consideravelmente. O Brasil já é o país com a maior frota de veículos blindados do mundo, sendo que mais de 60% desses estão em São Paulo. 

Tudo isso gera a necessidade de uma legislação que controle sua fabricação e qualidade. Em parceria com o Exército brasileiro, a ABNT regulamenta os diferentes graus de blindagem e seus respectivos testes.

O processo de blindagem em quatro passos:

  1. A camada de vidro externa é a primeira proteção. O impacto de uma bala é semelhante à ação de uma furadeira: o projétil chega em alta rotação e alta velocidade. Mas, como o vidro é um material  abrasivo, consegue corroer e deformar a bala;
  2. Em seguida, há a camada de resina ou plástico, que atua como amortecedor, reduzindo a velocidade e a força da bala, até paralisá-la; 
  3. A última camada de vidro, dependendo da força do impacto, dificilmente é atingida pela bala, mas ainda assim pode se estilhaçar devido à propagação da energia provocada pelo seu impacto. 
  4. Por isso, o vidro blindado termina em uma fina película plástica, para prender os estilhaços e impedir que atinjam alguém.

Ficou interessado em blindar seu veículo? Escolha-nos para garantir uma vida mais leve e tranquila!

A Protechtor segue rigorosamente as leis e normas vigentes que atestam a segurança dos produtos e possui registro junto ao Exército Brasileiro, o que comprova a qualidade dos nossos produtos.