Enquanto 2021 pode não ter sido dos melhores para a indústria automobilística em âmbito nacional e até internacional, 2022 não deve ficar para trás em termos de lançamentos.

Com a capacidade produtiva ainda limitada por conta da pandemia, da crise dos chips e agora até da perspectiva negativa quanto à falta de alumínio, a indústria está se adaptando a esse momento de escassez.

Por conta disso, uma das soluções encontradas é continuar apresentando mais SUVs e picapes, que possuem margens de lucro maiores. Além disso, 2022 deve ver um incremento nas opções de carros elétricos oferecidos no Brasil.

Confira os principais lançamentos que devem chegar neste ano

A BMW aproveitou a CES 2022 para anunciar uma série de novos produtos. Um dos destaques da gigante alemã foi o SUV iX Flow, que traz a inusitada tecnologia de mudança de cor da carroceria, algo inédito na indústria e que promete revolucionar o mercado em alguns anos.

Segundo a montadora, a mudança automática de cor é ativada nas microcápsulas graças a impulsos elétricos semelhantes aos usados em eReaders, como o Kindle da Amazon.

O diferencial no iX Flow, porém, é que a adequação à carroceria e seus formatos é feita com base em algoritmos.

A maior mudança no Corolla 2022 foi a retirada do tubo de raios catódicos e a imersão do sedã médio numa tela de LED, avançando em dezenas de décadas a tecnologia de imagem do produto.

Além disso, o Corolla 2022 passa a ter maçanetas internas que tem acabamento na cor prata nas versões XEi e Altis Hybrid.

Já no Altis Premium, com motor 2.0 e CVT, as novidades são a tela TFT com aumento de tamanho de 4,2 polegadas para 7 polegadas, como disponível atualmente nas versões híbridas, além de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Por fim, o Corolla Altis Premium Hybrid agora tem sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

De acordo com a Toyota, o sedã médio passa a dispor das novas cores Branco Lunar e Cinza Granito, além das Cinza Celestial, Prata Supernova, Vermelho Granada, Preto Eclipse e Branco Polare.

Líder do segmento de sedãs médios, o Corolla 2022 traz tecnologias como alerta de mudança de faixa, preparação para colisão, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, farol alto automático, entre outros.

A Mercerdez-Benz iniciou a pré-venda do novo Classe C e confirmou as primeiras entregas do sedã para o final de janeiro de 2022. O modelo estará disponível, inicialmente, em duas versões: a C 200 AMG Line e a C 300  AMG Line.

Ambos chegam com a segunda geração do sistema híbrido leve ECOBoost, que adiciona um motor elétrico conectado ao motor a gasolina por correia, e que gera 27 cv e 20,4 kgfm para auxiliar nas acelerações e retomadas.

O motor elétrico de 48V vai auxiliar o motor 2.0 de quatro cilindros nas duas versões, gerando até 208 cv no C 200 e 258 cv no C 300.

Outro destaque do Classe C está no interior. A Mercedes equipou o modelo com a nova versão do seu MBUX , com uma tela multimídia de 12 polegadas, duas vezes maior que ada geração anterior.

Todas as principais funções, como ar-condicionado, assistentes de direção ou programas de condução, podem ser acessados por toque, teclas de acesso rápido ou então usando o comando de voz “Hey Mercedes”.

A Chevrolet Montana foi originalmente concebida para enfrentar rivais como Fiat Strada e Volkswagen Saveiro, mas suas vendas caíram e o modelo saiu de linha.

Até o final do primeiro semestre, a Montana deve retornar ao mercado em nova geração, mas com importantes mudanças.

Enquanto a picape já utilizou a plataforma do Corsa e do Agile, a nova geração deve apostar na arquitetura do atual SUV Tracker, crescer de tamanho e servir como alternativa até para a Fiat Toro.

Ainda é cedo para dizer a motorização, mas o utilitário esportivo que servirá de base já dispõe de um 1.2 turbo de três cilindros capaz de entregar até 133 cv de potência.

Depois de finalmente ter um SUV para chamar de seu, o Pulse, a Fiat deverá manter o ritmo e apresentar mais um utilitário esportivo compacto.

Desta vez, porém, deve ser um pouco maior que o Pulse, com quem compartilhará a plataforma MLA, e ter um caimento de teto mais acentuado, como em cupê.

Tratado internamente como Projeto 376, o novo SUV da Fiat ainda não tem data certa para chegar, mas a apresentação deve ocorrer em 2022.

Seu visual inicialmente foi inspirado pelo conceito Fastback, que deu origem à Fiat Toro, mas o produto final deve ser mais próximo do Pulse do que da picape.

A motorização deve incluir os novo 1.0 e 1.3, ambos turbinados, apresentados pelo grupo Stellanis e já visto em modelos como Pulse e Toro.

Já confirmada para o mercado brasileiro, a Ford Maverick deve ser lançada por aqui logo nos primeiros meses de 2022.

A picape tem porte intermediário, como a Fiat Toro, mas a marca do oval azul deve adotar uma estratégia similar à vista no Bronco Sport.

O objetivo é trazer uma configuração mais equipada e potente a preços mais elevados para evitar confrontos diretos.

A Ford Maverick que chegará ao Brasil este ano virá na versão Wildtrak, exclusiva para o país e equivalente às configurações mais equipadas da picape nos EUA.

Ela “desembarca” por aqui com motor 2.0 turbo de 253 cv, câmbio automático de 8 marchas e tração integral.

O Honda HR-V já teve seus dias de glória no mercado brasileiro, mas tem sido ofuscado nos últimos meses pela chegada de uma nova leva de SUVs compactos que foram apresentados ao longo de 2021.

A marca já apresentou nos mercados internacionais uma nova geração para o carro, que deve chegar ao Brasil no primeiro semestre deste ano.

Lá fora, o novo Honda HR-V ficou maior e mais refinado que o atual e isso deve afetar os preços do SUV. A lista de equipamentos também cresceu e deve incorporar mais elementos de segurança, como controle de cruzeiro automático.

O atual motor 1.5 turbo deve ser mantido em conjunto ao câmbio CVT, mas ainda não se sabe se o novo HR-V terá uma opção mais barata com o atual 1.8 aspirado, ou se a Honda vai apostar mais mesmo nos segmentos mais caros.

A Jeep deve iniciar 2022 com a introdução de um novo motor 1.3 turbo para o Renegade, o mesmo já encontrado no Compass.

Além disso, a dupla de SUVs deve ter uma antiga promessa cumprida com a chegada de versões equipadas com motorização eletrificada, já reveladas na Europa e nos EUA.

São as versões 4xe, que trazem propulsão híbrida plugável (pode-se carregar as baterias na tomada) para Compass e Renegade. Em ambos, o conjunto mecânico híbrido terá tração integral diferente.

Ou seja: o motor 1.3 turbo move as rodas da frente, enquanto o motor elétrico é instalado no eixo traseiro. Usando apenas o elétrico, as versões 4xe têm 50 km de autonomia. A potência combinada varia entre 190 cv e 240 cv.

Renault Kwid elétrico

Além de renovar o seu carro de entrada, a Renault ainda deve lançar no Brasil a versão elétrica do Kwid.

O carro já é vendido na China como Renault City K-ZE e na Europa como Dacia Spring, e é um dos carros elétricos mais baratos disponíveis.

A expectativa é a de que ele chegue aqui com uma proposta similar de ser acessível.

Tanto o Dacia Spring quanto o Renault City K-ZE são equipados com um motor elétrico de 33 kW (45 cv) de potência e 12,6 kgfm de torque máximo, mais que o atual 1.0 do Kwid.

O conjunto é alimentado por uma bateria de 27,4 kWh, o que garante autonomia de 230 km com uma carga, número que pode chegar a 305 km em ciclo urbano no modo Eco.

Desde que a Toyota deixou de oferecer o Etios no Brasil, a dupla Yaris e Yaris Sedan passaram a ser a porta de entrada da empresa no país.

Com a concorrência se renovando, os carros devem passar pelas primeiras alterações desde o lançamento por aqui, em 2018, já no início de 2022, mas não devem revolucionar.

O visual deve ser o mesmo apresentado para os mercados da Ásia, com uma repaginação da dianteira apenas.

O que deve mudar mesmo é a lista de equipamentos, com a Toyota instalando mais sistemas de segurança e auxílio à condução como alerta de colisão frontal tanto no Yaris quanto no Yaris Sedan.

A Volkswagen está preparando o terreno para a aposentadoria do veterano Gol. O primeiro passo será a apresentação de uma versão simplificada do Polo que, eventualmente, tomará a frente como carro de entrada da marca para o mercado brasileiro.

Antes de sua chegada, porém, as versões convencionais ganharão um novo visual inspirado pelo que foi apresentado na Europa para o carro.

A futura versão de entrada deverá se chamar Polo Track e manterá o visual atual do modelo.

Para também manter o preço mais baixo, a novidade deverá ser equipada somente com o atual motor 1.0 de três cilindros utilizado tanto pelo Gol quanto pela versão mais básica do Polo atual.

O tema tem uma relação indireta com a blindagem, afinal os cinco carros mais blindados foram os modelos esportivos, independentemente da marca. O  Jeep Compass, por exemplo, está no top 5.

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