Saiba como cuidar de um dos itens mais importantes do seu carro blindado

Em um veículo blindado, os vidros requerem cuidados importantes devido às camadas de vidros e polímeros, principalmente do policarbonato. A manutenção incorreta desses itens, com o decorrer do tempo, pode gerar problemas  de trincas e delaminação, ocasionando perda de segurança balística.

Para evitar que os vidros do seu veículo entrem num processo de desgaste acelerado, trouxemos algumas dicas de como fazer essa manutenção de forma correta. Mas antes, vamos entender o que é a delaminação:

Delaminação

O fenômeno acontece quando as lâminas do vidro e polímeros se descolam umas das outras, fazendo com que surja espaço para bolhas de ar. Um vidro nessas condições pode perder sua capacidade de suportar os disparos vindos das armas de fogo, o que faz toda a segurança de um vidro blindado ir por água abaixo. 

Nesse contexto, a manutenção adequada é crucial para manter a eficácia do material. Como falamos no início do texto, o produto possui camadas de vidro, polímeros e policarbonato em sua composição, logo, necessita de cuidados especiais. 

Agora vamos para as dicas de o que fazer/não fazer:

1 – Lavagem minimalista

Não utilize produtos químicos, use apenas água e sabão neutro percorrendo toda a superfície com delicadeza. O uso da força pode danificar ou enfraquecer a sustentação dos vidros.

2 – Evite expor ao sol

Evite exposição prolongada do produto ao sol. É melhor sempre optar por estacionar em lugares com sombra, porém se isso não for possível procurar não deixar o carro por longos tempos de baixo do sol.

Estes cuidados ajudam a prolongar a vida útil do produto.

3 – Evite jogar água no vidro quente

Mas se porventura seu carro ficar exposto ao sol, evite lavá-lo pelo menos até esfriar para evitar um possível choque térmico que possa vir a surgir, devido ao contato do calor com a água. Diante a isso, dê preferência a estacionamentos cobertos para evitar chuvas seguidas de um forte calor solar.

4 – Tenha cuidado com o vento frio do ar-condicionado

Outro cuidado que se deve ter com os vidros, é evitar posicionar o vento frio do ar-condicionado em direção ao vidro quente. O choque ocasionado entre as duas temperaturas opostas, acelera a delaminação e expõe o produto à rachaduras.

5 – Jamais feche as portas com os vidros abertos

As portas dos carros geram um certo impacto no veículo ao serem fechadas, e para evitar trincos no vidro, não feche as portas.